domingo, 15 de outubro de 2017

OUTROS CONTOS

«Sobre Meus Pensamentos», conto poético por Manel d' Sousa.

«Sobre Meus Pensamentos»
Pintura de Sambonet

(Sobre meus pensamentos…)

Manel d’ Sousa

EU TENHO IDEIAS E RAZÕES

‘Eu tenho ideias e razões, 
Conheço a cor dos argumentos
E nunca chego aos corações.’

Fernando Pessoa

 1111- «SOBRE MEUS PENSAMENTOS»

Enleio-me facilmente
Nas palavras que escrevo,
O meu maior desejo
Era ler a minha mente.
Fico por certo contente
Com nobres sentimentos,
Eles são ensinamentos
Que me deixam feliz…
Mas a alma é quem diz
Sobre meus pensamentos.

Questiono com frequência
E não obtenho resposta…
O coração até que gosta,
Mas a alma sem paciência!
Complicada esta ciência
Onde emprego palavrões,
Não passam de chavões
Que ninguém quer entender…
Dou comigo a dizer:
Eu tenho ideias e razões.

Fico às vezes sem jeito
Perante uma afirmação,
Ouço a voz do coração
Dizer que nada é perfeito.
Há dias em que rejeito
Todos esses momentos,
Os dias mais cinzentos
A mim não me seduzem…
As palavras então luzem,
Conheço a cor dos argumentos.

Por mais voltas que dê
Nesta roda-viva da vida…
Uma nova ideia perdida,
O pensamento ainda lê!
Louco é quem não crê
Num mundo d’ ilusões,
Assim passo os serões
A cabeça não se cansa…
Vivo com esta esperança,
E nunca chego aos corações.

Manel d’ Sousa

Sem comentários: