segunda-feira, 17 de agosto de 2015

GAIOLA ABERTA

Rebobinando...
Ilustração de José Vilhena
Gaiola Aberta/ 1974

FACTOS HISTÓRICOS

- Fascista que passe por Aljubarrota
Desfaço-o com golpe à pazada…
Tiro-lhe o sangue duma estocada,
E asso no forno esse facho idiota!

- Vale mais ser livre uma hora
Do que escrava toda a vida,
Duquesa depressa é esquecida…
Ou rainha, ou vou-me embora!

- Enterrar os malditos pides!…
Mas primeiro cuidar dos vivos
E libertar os que estão cativos…
Toma nota, não te olvides!!

- Valeu a pena ter fundado
A nacionalidade portuguesa,
Conquistei com firmeza
O Reino deste Condado.

- Castelhano que se intromete,
Podes sempre contar comigo…
Saudosa sensação de perigo
Em que eu lutava contra sete!

- De novo nesta Pátria ditosa…
Que saudades minha amada!...
Trago comigo em obra versada
 Os feitos de gente gloriosa!!

Matias José

Sem comentários: