domingo, 3 de novembro de 2013

«SE TE AMO, NÃO SEI!», POR GONÇALVES DIAS

3 de Novembro de 1864, falecia o poeta brasileiro da primeira geração do romantismo, Gonçalves Dias. «Se te amo, não sei!», poema que hoje se publica prestando homenagem ao autor. Pode ainda ler por aqui- «POESIA - GONÇALVES DIAS», biografia e obra do escritor nascido em Caxias, no Maranhão.
Poet'anarquista
Poeta Brasileiro Gonçalves Dias
Caricatura por José Nilton

 SE TE AMO, NÃO SEI!

Amar! se te amo, não sei.
Oiço aí pronunciar
Essa palavra de modo
Que não sei o que é amar.

Se amar é sonhar contigo,
Se é pensar, velando, em ti,
Se é ter-te n'alma presente 
Todo esquecido de mim!

Se é cobiçar-te, querer-te
Como uma bênção dos céus
A ti somente na terra
Como lá em cima a Deus;

Se é dar a vida, o futuro,
Para dizer que te amei:
Amo; porém se te amo
Como oiço dizer, — não sei.

————

Sei que se um génio bom me aparecesse
E tronos, glórias, ilusões floridas,
E os tesouros da terra me oferecesse
E as riquezas que o mar tem escondidas;

E do outro lado — a ti somente, — e o gozo
Efêmero e precário — e após a morte;
E me dissesse: "Escolhe" — oh! jubiloso,
Exclamara, senhor da minha sorte! —

"Que tesouro na terra há i que a iguale?
Quero-a mil vezes, de joelhos — sim!
Bendita a vida que tal preço vale,
E que merece de acabar assim!"

Gonçalves Dias

Sem comentários: