sábado, 23 de novembro de 2013

OUTROS CONTOS

Episódio Terceiro – «Ilha do Príncipe»

«Ilha do Príncipe»
Anos Sessenta

27- «ILHA DO PRÍNCIPE»

Corriam os anos sessenta.

Carta apreendida pela polícia política portuguesa, expedida da Ilha do Príncipe e dirigida a um natural do Arquipélago de S. Tomé e Príncipe, que se encontrava a cumprir o serviço militar em Angola.

“Meu Amor, foi uma pena que os tugas não autorizassem a tua vinda à ilha depois da instrução militar que recebeste em Portugal. Tal como tu, também eu acho que estás a ser vigiado de muito perto. E como te distinguiste nos cursos em que participaste, como deste nas vistas, tanto nos exercícios físicos, como nas questões teóricas, levando em conta a cor da tua pele, tornaste-te num alvo de desconfianças. Não que não me interesse o futuro da nossa terra, interessa-me e muito, como tu sabes, mas nós não podemos aspirar à independência sem que Angola a consiga também. Peço-te, se me amas verdadeiramente, que não te deixes levar pelo entusiasmo e tenta passar despercebido. Leva em conta o nosso amor. Haverá tempo para tudo. Para já, o que mais me interessa, é que rapidamente consigas ver-te livre da tropa portuguesa. Como sabes, os parentes que tenho no Brasil, apenas esperam isso para nos mandar chamar..”

«Campo Prisional de São Nicolau»
Tarrafal Angolano

Esta carta era dirigida a um jovem oficial negro, natural da Ilha do Príncipe, a cumprir serviço militar em Angola, no fim da década de sessenta. Depois da carta ser apreendida pela PIDE, ambos foram presos. Mais tarde ela foi libertada mas ficou impedida de sair da ilha. E ele permaneceu no campo prisional de S. Nicolau até ao 25 de Abril de 74.

Orson W. Calabrese

«O Dia da Liberdade»
25 de Abril de 1974

Nota: Terceiro e último episódio africano
passado em ilha onde se falava a língua portuguesa.
Poet'anarquista

Sem comentários: