quarta-feira, 30 de outubro de 2013

«O VINHO PERDIDO», POR PAUL VALÉRY

30 de Outubro de 1871, nasce o poeta francês Paul Valéry. «O Vinho Perdido» é hoje o poema escolhido. Pode por aqui- «POESIA - PAUL VALÉRY», ficar a conhecer um pouco mais sobre vida e obra deste escritor ligado à escola simbolista francesa. Boas leituras!
Poet'anarquista
«Provar o Vinho»
Yuroz

O VINHO PERDIDO

Eu tenho, algum dia, no oceano, 
(Mas eu não sei mais se debaixo de que céus), 
Lançado, como não me oferecendo ao nada, 
Todo um pequeno precioso vinho...

Quem quis esta perda, oh licor? 
Eu obedeço, talvez ao vidente? 
Talvez para a preocupação de meu coração, 
Pensando em sangue, vertendo-me vinho?

Em transparência habitual 
Depois da fumaça rosa 
Recupera-me como o mais puro mar...

Perdido o vinho, misturado entre as ondas!... 
Eu cuidei de saltar meu ar amargo 
Das faces mais profundas...

Paul Valéry

Sem comentários: