sexta-feira, 21 de junho de 2013

PAULA REGO - «A ÚLTIMA MAMADA»

«A Última Mamada»
Paula Rego
O PALHAÇO

The last feed (A última mamada), de Paula Rego

(Vamos ver se o palhaço (este) vem ou não a Portugal )

 O 'porquê' do 'palhaço'

Possivelmente, a razão do ápodo de M. Sousa Tavares pode ser bem mais culta que os jornais deram a entender.

Este é um quadro da Paula Rego que esteve exposto em Londres na sua última exposição (jan-março 2013) 'The Dame with the Goat's Foot'

Uma figura de 'palhaço rico' (onde se reconhece perfeitamente o retrato de Aníbal Cavaco Silva) aparece com um pé no pedestal, a mamar nos seios de uma velha decrépita e aperaltada com um chapéu. O palhaço com a mão esquerda 'coça a micose'.  A Velha pode representar a política, ou a nação. O quadro chama-se 'A Última Mamada'  ('the last feed').

Apesar de ter tido algum eco nas redes sociais não recordo que tenha havido grandes referências à exposição (ou ao quadro) na imprensa escrita.

Ainda não se sabe se/quando a exposição virá a Portugal e se o quadro fará parte dela.

Confesso que ao ver isto me interroguei: será verdade? Será que isto é mesmo uma pintura de Paula Rego? Parecia-me mas... dada a recente polémica parecia-me coincidência a mais.

Aqui- «Fui investigar» e confirmo. É tudo verdade: a exposição, o quadro. Apenas não consegui confirmar o nome do quadro pois não me aparece quando amplio a imagem no site da galeria Marlborough Fine Art. Mas faz sentido que seja pois o palhaço aparece a mamar.

Ele há coisas... E depois não me digam que a Paula Rego não é mesmo do além...! Imagino o que ela se deve ter desmanchado a rir ao pintar este quadro... Até eu estou aqui a rir sozinha, a olhar para ele.

PS- desconheço autoria do texto
Poet'anarquista

Sem comentários: