segunda-feira, 18 de março de 2013

POEMA DE ODYSSEUS ELYTIS

No dia 18 de Março de 1996, morre o poeta grego Odysseus Alepoudhelis Elytis. Foi um dos principais nomes da literatura grega moderna, e a sua obra literária foi reconhecida através da atribuição do «Prémio Nobel da Literatura», em 1979. O poema de sua autoria que hoje se propõe tem por título, «Mozart: Romance». Boa leitura!
Poet'anarquista
Odysseus Elytis
Poeta Grego

MOZART : ROMANCE
do concerto para piano Nr. 20 KV 466

Vida triste agradável
Piano soterrado e distante
A minha cabeça apoiada no pólo
Estou no poder das ervas

Ganges secreto da noite para onde me levas?
Vejo corças de fumo negro
Correndo e saltando através da prata
Não estou vivo mas também não morri

Nem o amor nem a fama
Nem o sonho tem sido
Virado de lado eu durmo durmo
E ouço as máquinas da terra viajante.

Odysseus Elytis

Sem comentários: