sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

POEMA DE JOÃO DE DEUS

A 11 de Janeiro de 1896, em Lisboa, morre o poeta português João de Deus autor de «Campo de Flores», e criador do método de leitura «Cartilha Maternal». Pode consultar aqui- «POESIA - JOÃO DE DEUS», sobre vida e obra de um dos mais importantes poetas portugueses do séc. XIX. O poema de hoje tem por título «A um Retrato», do livro de poesia «Campo de Flores». Boas Leituras!
Poet'anarquista
«Poeta João de Deus»
Caricatura de Rafael Bordalo Pinheiro

A UM RETRATO

Amo-te, flor! Se te amo, Deus que o sabe 
Que o diga a teus irmãos, que o Céu povoam 
E ébrios de glória cânticos entoam 
A quem no mar, na Terra e Céus não cabe. 

Se te amo, flor! que o diga o mar que expele 
Quanto é domínio, e beija humilde a praia... 
Se mal que a Lua lá das ondas saia 
Nas rochas me não vê gemer com ele! 

Amo-te, flor! Se te amo, o Sol que o diga: 
Quando lá da montanha aos Céus se eleva, 
Se entre os vermes do pó, que o vento leva, 
Me banha a mim também na luz amiga. 

Se te amo, flor? Sem ti... que noite escura, 
Meu céu, meu campo em flor, meu dia e tudo! 
Diga-te a noite minha se te iludo, 
Se em vida já sem ti sonhei ventura! 

O anjo que no berço humilde e escasso 
Do Céu me veio alumiar piedoso 
E em lágrimas e riso, pranto e gozo, 
Desde então me acompanha passo a passo; 

És tu! Amo-te e muito! O que flutua 
Na fornalha que o sopro eterno acende, 
Não beija a mão do anjo que o suspende 
Com mais amor que eu beijo a sombra tua!

João de Deus, in 'Campo de Flores'

2 comentários:

Unknown disse...

hoje também se comemora o Aniversário de nascimento de Al berto

Camões disse...

Foi o primeiro a entrar na publicação de 11 de Janeiro de 2013, já com referência neste espaço que pode ser consultada através do link «POESIA - AL BERTO».