quinta-feira, 19 de abril de 2012

POETAS DO CONCELHO D'ALANDROAL

XXII DÉCIMAS

Esta semana as décimas populares são da poetisa Marcelina Brites Glória. Marcelina nasceu na aldeia de Cabeça de Carneiro, freguesia de Santiago Maior do concelho de Alandroal, a 21 de Abril de 1951. De profissão comerciante, começou a fazer poesia aos 16 anos. As décimas que se publicam hoje de sua autoria, são uma homenagem ao encontro de poetas populares do concelho, realizado a 25 de Julho do ano de 1992 no castelo de Alandroal.
Poet'anarquista
Marcelina Brites Glória
Poetisa Popular

MOTE

Um encontro de poetas
No castelo de Alandroal
Para o qual fui convidada
Ouvi coisas sem igual

Glosas

Certo dia me desloquei
A uma vila conhecida
Fui ouvir o que não pensei
Escutar um dia na vida.
Foi uma tarde divertida
Como não esperava passar
Ouvir os afamados cantar
Coisas lindas e correctas,
A primeira vez que vi
Um encontro de poetas.

Muito lá fui aprender
Com pessoas de talento
Algum fui reconhecer
Com valores de outro tempo.
Dentro daquele momento
Vi pessoas já de idade
Fazer ver à mocidade
Coisas lindas sem igual,
Foi no dia vinte e cinco
No castelo de Alandroal.

Muitas aldeias lá estavam
Representando o seu valor
Poetas que não faltavam
Falando com muito amor.
Cantigas de todo o louvor
Eu lá ouvi nesse dia
Atrás de uma, outra aparecia
Toda ela bem falada,
Foi uma tarde nunca esquecida
Para a qual fui convidada.

Eu no meio daquela gente
Senti-me um pouco perdida
Com a minha obra diferente
Estive quase arrependida.
Foi uma experiência na vida
Que eu nunca mais vou esquecer
Coisas lindas fui aprender
À vila de Alandroal,
Vi gente de todo o lado
Ouvi coisas sem igual.

Marcelina Glória

Sem comentários: